domingo, 22 de março de 2009

História do Metrô do Rio

Anos 10:
1913 -
Inauguração do Metrô de Buenos Aires.

Anos 40:
1947 -
Primeiro Estudo sobre o Metrô do Rio.

Anos 60:
1966 –
Criado Grupo de Trabalho para construção do sistema Metroviário.
1968 - Fundada a Companhia Metropolitana do Rio de Janeiro (Metrô Rio).

Anos 70:
1970 -
Começam as obras.
1971 - Paralisação das obras por falta de verba.
1975 - Retomada das obras.
1979 - Inauguração da Linha 1 (Praça Onze, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória). Era gratuito, funcionava de 09:00 às 15:00 e tinha 4 carros. Até o final do ano, o metrô passou a ser cobrado e a funcionar até às 23:00.

Anos 80:
1980 -
Inaugurações das Estações Uruguaiana (Linha 1) e Estácio (Linha 1).
1981 - Inaugurações das Estações Carioca, Catete, Morro Azul, Botafogo e Largo do Machado. Posteriormente a Estação Morro Azul mudou de nome para Flamengo. As 3 primeiras estações da Linha 2 foram inauguradas: Estácio, São Cristóvão e Maracanã.
1982 - Inauguração das Estações Afonso Pena (Linha 1), São Francisco Xavier (Linha 1) e Saes Peña (Linha 1).
1983 - O Pré-Metrô foi inaugurado na Linha 2 nas Estações Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma e Irajá. Havia Baldeação em Maria da Graça.
1987 - Estação Irajá foi fechada por falta de verbas. Obras de expansão foram paralisadas pelo mesmo motivo.
1988 - Inauguração da Estação Triagem (Linha 2).

Anos 90:
1991 -
Inauguração da Estação Engenho da Rainha (Linha 2).
1994 - Nova paralisação de obras da Linha 2.
1996 - Inaugurações das Estações Tomás Coelho (Linha 2) e Vicente de Carvalho (Linha 2).
1997 - Privatização do Serviço do Metrô.
1998 - Inauguração da Estação Cardeal Arco Verde (Linha 1), Pavuna (Linha 2), Acari-Fazenda Botafogo (Linha 2), Engenheiro Rubens Paiva (Linha 2), Coelho Neto (Linha 2), Colégio (Linha 2) e reinauguração da Estação Irajá (Linha 2).

Anos 2000:
2003 -
Inauguração da Estação Siqueira Campos (Linha 1).
2007 - Inauguração da Estação Cantagalo (Linha 1).
2009 - Previsão de Inauguração da Estação General Osório (Linha 1), Estação Cidade Nova (Linha 1A) e conclusão da Linha 1A (São Cristóvão - Cidade Nova - Carioca).

2 comentários:

  1. Porque se diz que o Metro chegou primeiro a Buenos Aires , mas, deveria ter vindo para o Rio.
    Qual foi a justificativa das autoridades a época? O que realmente aconteceu para o projeto ir primeiro para Buenos Aires e depois para cá

    ResponderExcluir
  2. O metrô de Buenos Aires foi um projeto argentino, sem ligações com o governo brasileiro. Só que serviu de exemplo para o projeto de nosso metrô.

    ResponderExcluir