quarta-feira, 17 de junho de 2009

Linha 3: Mudaram o Traçado mas Obra ainda não Começou

linha 3 metro rio traçadoA Linha 3 do Metrô, que ligará Niterói a São Gonçalo, terá uma estação no Caminho Niemeyer.


Prefeito de Niterói Pede Mudança no Traçado

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, entregou na tarde do último 02 de Junho de 2009 uma proposta contendo um novo traçado aos secretários estaduais Julio Lopes (Transportes) e Marilene Ramos (Ambiente).

"Este novo trajeto será bom tanto para a funcionalidade do trânsito em Niterói quanto para a qualidade de vida das pessoas", disse Jorge Roberto. O objetivo é fazer uma integração multimodal que será composta por ônibus, metrô e barca.


Consulta sobre a Viabilidade

De acordo com a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, será feita uma consulta para verificar a viabilidade ambiental.

"Até o fim da semana poderemos ter uma posição informal, mas acredito não haverá problemas. Sendo assim, as licenças, que são emitidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), devem ser liberadas em 30 dias e, a partir daí, os processos poderão ser elaborados pelos técnicos", disse.

Segundo o presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Selmo Treiger, a intenção é diminuir preço e prazo. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, concordou com Treiger.

"Esse traçado é mais econômico, sem falar que as intervenções no meio do trânsito são mais caras e mais lentas", disse o secretário.

Conforme Jorge Roberto, a Linha 3 do Metrô não passará pela Rua Visconde do Rio Branco, assim como a Estação das Barcas será levada para o Caminho Niemeyer.

"Após liberação das licenças vamos consultar o arquiteto Oscar Niemeyer para ver como será desenvolvido o projeto", afirmou o prefeito.


Licença Sai em Breve

Na ocasião, a secretária Marilene Ramos afirmou que sairá nesta quarta-feira (03/06/2009) a licença do trecho Barreto-Guaxindiba. Segundo ela, com esta licença, a obra poderá ser iniciada de fato.

"Após esta licença damos início ao processo de mobilização de instalação do canteiro de obras", disse Julio Lopes.


Melhoras na Ponte

De acordo com o prefeito Jorge Roberto a Ponte S/A já deu início aos projetos que visam melhora nos acessos a ponte.

"A capacidade da Ponte quando foi construída era de 50 mil veículos. Hoje passam mais de 150 mil. O projeto que visa a construção do mergulhão na Praça Renascença já está em andamento", explicou o prefeito.

Também participaram da reunião o secretário de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, José Roberto Mocarzel; a secretária de Urbanismo, Christina Monnerat

Nenhum comentário:

Postar um comentário