terça-feira, 16 de junho de 2009

O que É Metrô?

Afinal, o que é metrô?

Políticos Mal Usam a Palavra

Esses políticos gostam de chamar tudo de metrô... VLT virou Metrô Leve... Daqui a pouco teremos BRT = Metrô de Rodas, Barcas = Metrô Aquático, Taxi = Metrô Individual, Bicicleta = Metrô Individual Não Poluente de Baixa Velocidade, Ônibus = Metrô que Anda no engarrafamento, Van Pirata = Metrô Pirata, Van Regularizada = Raridade Metroviária......


Metrô É um Tipo de Serviço?

Tudo depende do ponto de vista. Podemos dizer que metrô, é um tipo de serviço. Que tem uma regularidade entre as estações, intervalos baixos, e grande capacidade de transporte. Independente do veículo, desde que ele atenda a capacidade e ande sobre trilhos. Tem também toda a acessibilidade de suas estações. Tudo isso vai variar conforme o seu conceito.

Dizer que um VLT é metrô ou metrô leve depende muito da sua interpretação de metrô. A interpretação que os políticos tem é metrô = voto.


Muitos Metrôs Diferentes

Existem tanto metrôs alimentados com catenária (convencional em espaços abertos e rígida em túneis) quanto com terceiro trilho. A palavra metrô pode significar muitas coisas entre diversos contextos.

Costuma-se denominar de metrô leve sistemas de menor capacidade (até 30.000-35.000 lugares/hora/sentido), mas com características de operação iguais às dos metrôs convencionais: intervalos relativamente baixos (aqui, "baixo" depende da demanda local), e operando com parâmetros e metas de regularidade e pontualidade. Metrô nem ao menos é preso a rodas de trilhos. Vários sistemas pelo mundo utilizam trens sobre pneus, como Paris, Santiago, Cidade do México, etc. Então os conceitos são mais amplos do que se imagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário