quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Governo Precisa Concluir Linha 2 do Metrô do Rio

Projetada em 1968, com a construção iniciada em 1977 e grande parte de suas obras encerradas em 1998, falta à Linha 2 do Metrô um trecho de 3 km entre Estação Estácio e Estação Carioca, para proporcionar a ligação direta da Baixada Fluminense ao centro da cidade. Outro quilômetro e a Linha 2 teria sua estação final na Praça XV na projetada Estação Barcas, de ligação com a futura Linha 3.


Importante Trecho para o Metrô do Rio

A inexistência desse trecho obriga aos passageiros a realizar o transbordo na Estação Estácio, que não foi projetada como Terminal, restringindo drasticamente o crescimento da demanda da Linha 2 no trecho Estácio-Pavuna.

Sua implantação permitirá o atendimento pleno da demanda, hoje reprimida, representando um acréscimo de 300 mil passageiros / dia ao sistema metroviário.

A conclusão desse trecho é de extrema importância não só para a Linha 2 como para a Linha 1, que ficará aliviada da sobrecarga imposta pelos passageiros da Linha 2 entre a Estação Estácio e a Estação Carioca.


Estação Praça da Cruz Vermelha Também Precisa Ser Terminada

Inclui-se neste trecho a Estação Cruz Vermelha, situada na praça do mesmo nome, importante centro hospitalar do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelo fluxo diário de dezenas de milhares de pessoas que buscam os inúmeros hospitais dessa região, com destaque para os do Câncer, de Traumatologia e o IASERJ.

Esta área é dotada de grande potencial de desenvolvimento, seja para abrigar atividades terciárias de comércio e serviços, como expansão natural da área central, seja como área residencial, pela proximidade com o centro da Cidade.

A construção da Linha 1A não impede a conclusão da Linha 2.

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