domingo, 2 de agosto de 2009

Novo Projeto de Expansão da Linha 2

A Linha 2 nunca foi concluída. O projeto original, desenhado nos anos 1960/70, está desfalcado. A Estação Praça Cruz Vermelha, Estação Carioca e a Estação Barcas (Praça XV) nunca foram construídas. Parte dos túneis entre a estação Estácio e a Estação Catumbi e entre a Estação Carioca e a Estação Praça Cruz Vermelha foram construídos. A plataforma da Linha 2 na Estação Carioca também.


Estação Apoteose nos Planos

Na direção da Estação Praça XV, prevê-se agora a construção da Estação Apoteose, que ficaria entre a Estação Estácio e a Estação Cruz Vermelha.

Na outra direção da Linha 2, muitas estações estão planejadas, mas não há nem previsão para o início das obras. Depois da Estação Pavuna, viriam diversas estações, já fora do município do Rio de Janeiro: Estação São João de Meriti, Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha, Estação Belford Roxo,Estação Areia Branca, Estação Heliópolis, Estação Itaipu, Estação Miguel Couto, Estação Figueira e Estação Vila da Cava.

Também está prevista a construção da Linha 2A, saindo da Estação Colégio e passando Estação Avenida Brasil e Estação Trevo das Margaridas.

Quando será que teremos tudo isso?

6 comentários:

  1. O metrô não se aguenta com essas estações. Além do fato de ser melhor para esses lugares usar o ramal Belford Roxo novamente como linha auxiliar de forma expressa, o que deve demorar um pouco. No momento, já tem a Via Light que facilita integrações na baixada Fluminense.

    Não é viável expandir a linha 2 sem que ela chegue até à Caroca. Senão o metrô não dará vazão em nenhuma das duas linhas de tanta gente que segue...

    Mas do jeito que se faz política, é capaz de fazerem essas estações antes da ligação Estácio - Carioca. Ai de nós.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Gabriel. O Rio precisa de outras linhas para dividir o público e para chegar a mais lugares.

    ResponderExcluir
  3. Olá Miguel,

    esses projetos são projetos oficiais do Metrô Rio, Governo do Estado ou são ideias suas?

    Pergunto porque participo de um fórum, o Skyscraper City, e temos um tópico para discutir ideias de linhas alternativas para o Metrô Rio. O endereço é http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=560674

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não as idéias não são minhas. Encontro essas informações em diversos sites que visito com certa regularidade. Nenhuma linha descrita no meu blog é idéia da minha cabeça.

    Difícil é saber qual é o projeto oficial do Governo, pois pelo que eu saiba não existe. Ou se existe, muda a cada governo.

    Eu conheço o Skyscrapercity. É muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo nos jornais e no google sobre a estação do metro Cruz Vermelha, se for verdade, estou muito feliz.
    miramirabelli@gmail.com

    ResponderExcluir