domingo, 27 de setembro de 2009

Brascan Quer Estação de Metrô em Botafogo

metro no rio sulEm recente matéria divulgada no caderno Zona Sul do O Globo, a Brascan, dona do Shopping Rio Sul, deseja a Estação Morro de São João.


Brascan Muda de Opinião

Esta posição é uma mudança em relação aos anos 1990, quando a estação não interessou à empresa e por isso o governo do estado ligou direto a Estação Botafogo à Estação Cardeal Arco Verde.

A concessionária do Metrô Rio manifestou interesse na construção da Estação Morro de São João, que poderia se chamar Estação Rio Sul. A Brascan iria fazer melhorias nas calçadas, sinalização e acessos entre a futura estação e o Shopping Rio Sul.

7 comentários:

  1. Hoje eu andei do Rio Sul até a estação Botafogo. Levei 15 minutos. Como curiosidade, marquei o tempo até chegar à rua da Passagem que deu cinco minutos. A estação ficaria um pouco mais distante que isso, mas paro o shopping é mais perto do que a estação Botafogo.

    Ainda assim, não acho perto o suficiente para justificar o nome. Seria o mesmo que uma hipotética estação na Pinheiro Machado se chamasse "Largo do Machado" ou "Oi Futuro". om a ressalvaa de que o Rio Sul é mais longe um pouquinho.

    ResponderExcluir
  2. Como representante da Sociedade Amigos de Copacabana
    (http://amigosdecopa.vilabol.uol.com.br/)
    fizemos uma ajuda a AMAB para pegar assinaturas em favor da estação e quando era perguntado sobre a estação São João a respostar era: de Meriti? quando dissemos Rio Sul tivemos 100% de assinaturas.

    Fora isso, o Rio Sul irá colocar grande parte do custo da obra, que são os acessos.

    Acho justo dar esse nome a ela e muito prático pois todos conhecem o shopping.

    Estações de metrô não podem ficar mais que
    10 minutos de distância do ponto de partida da viagem, senão perde a lógica do transporte rápido.

    Eu vi o desenho na reunião de 24-08-2009
    e quando a calçada e passagem subterânea estiver pronta esse tempo de 5 minutos não será mais real, irá cair devido ao belo projeto.

    ResponderExcluir
  3. Concordo Gabriel, mas com a Brascan bancando, acho que vai ser Estação Rio Sul mesmo, até o dia em que o Rio Sul tenha sua própria estação (Linha 4A).

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniel, tem como você conseguir o desenho deste projeto para este humilde blog?

    ResponderExcluir
  5. Uma solução é chamar de "Estação São João - Rio Sul" e, quando a linha 4A tiver a estação Rio Sul, muda-se o nome para "Estação São João" apenas.

    ResponderExcluir