terça-feira, 17 de novembro de 2009

Como Será o Metrô na Gávea?

mapa metrô gáveaMuito se especula que o estado vai realmente construir a Linha 4 do Metrô, tendo em vista os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. As obras deverão começar pela Estação Jardim Oceânico, passarão pela Estação São Conrado (na Rocinha - uma vez que o Estado optou por não fazer uma segunda estação no bairro, que deveria ter a Estação Rocinha e a Estação São Conrado) e chegará até a Estação Gávea. A Gávea também deverá receber o fim da Linha 1, que deverá ganhar até 2016 a Estação Praça Nossa Senhora da Paz, a Estação Jardim de Alah e a Estação Leblon (que substituirá a até então prevista Estação Praça Antero de Quental).


Qual o Plano do Estado para a Estação Gávea?

Não sabemos exatamente o plano do Estado para a construção da Estação Gávea. Os projetos anteriores a Governo de Sérgio Cabral previam duas estações no bairro, que sofre com o intenso trânsito. Uma estação seria na PUC, onde hoje há pontos finais de várias linhas de ônibus. Esta estação desafogaria o estacionamento da PUC, que não dá vazão e o trânsito do bairro, já que os alunos poderiam ir estudar de metrô.

A segunda estação prevista é a da Praça Santos Dumont, que fica longe da PUC e é muito próxima aos bares do Baixo Gávea, do Jockey Club e do Shopping da Gávea.

Difícil saber o que o Governo pretende fazer. Será que vai eliminar uma das duas como fez com o bairro de São Conrado? Ou será que vai construir apenas uma agora, deixando a outra para o futuro?


Duas Plataformas na Estação Gávea

De qualquer maneira, a Estação Gávea deveria ser concebida com duas plataformas. Uma, para a Linha 1, vindo de Ipanema e Leblon; e futuramente se ligando também com a Estação Rua Uruguai, na Tijuca. Outra para a Linha 4, que seguirá para a Barra da Tijuca e que futuramente ligará o bairro ao Jardim Botânico.

Espero que a Associação de Moradores da Gávea fiscalize este projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário