domingo, 3 de março de 2024

Metrô de Dubai

Vamos falar do metrô mais moderno do mundo. Ele é de superfície, mas é ao mesmo tempo, barato, moderno, totalmente automatizado (sem motorista) e com estações que parecem muito com aeroportos luxuosos. Assim é o metrô de Dubai, que foi inaugurado em 2010, após cinco anos de obras.

O objetivo de sua construção foi a de reduzir o tráfico no emirado, que é o que mais recebe turistas e trabalhadores do mundo inteiro.

Por enquanto, as 56 estações planejadas das duas linhas estão abertas ao público. 

A terceira linha, que chegará ao aeroporto, ficará pronta até 2029.

Já há outras três linhas previstas para serem construídas.


Observação

  • Este artigo foi publicado em 21 de janeiro de 2011.
  • Ele foi atualizado em 03 de março de 2024.





10 comentários:

  1. Construíram 44 estações em 5 anos enquanto o metrô do Rio tem 35, com mais de 30 anos de idade...
    È uma comparação esdrúxula pois não se considera nada (dificuldades, burocracia, tipo de metrô), mas dá pra se ter uma ideia do que é ter vontade de resolver os problemas de transporte público.

    ResponderExcluir
  2. Pura falta de vontade política e foco. Os metrôs mundo afora tem média de construção de 20 KM/ano (exemplo recente: China), enquanto no Brasil o metrô que tem "maior" ritmo de expansão é o de SP (cerca de 1 KM/ano). Junte a isso o fato de desvirtuarem projetos como o do trem-bala. Apoio qualquer iniciativa referente à transportes sobre trilhos, mas gastar (no mínimo) R$ 33 bi neste momento é desnecessário. Uma conta rápida: o Transcarioca sairá por R$ 1,3 bi sendo 80% financiado pela União; um BRT custa cerca de 10% de uma linha de metrô sendo assim, se parte do montante do TAV fosse investido na linha 6 (que será substituída pelo BRT) e totalmente construído pelo governo federal certamente que teríamos essa linha de alta demanda completamente pronta para as Olimpíadas.

    ResponderExcluir
  3. George, o Brasil precisa de metrôs e de trens antes de trem bala. As rotas férreas rentáveis poderiam ganhar uma versão bala com o tempo. Quanto ao metrô do Rio, este atual governo detesta metrô e acho que nunca veremos a Linha 6 construída.

    ResponderExcluir
  4. Também concordo. Aqui no Brasil gostam muito de "obras públicas de política" e não de "política de obras públicas" (vide a tragédia na região serrana: preferem gastar infinitamente em reconstrução do que em prevenção...). Gastaram mais de R$ 400 milhões enfeitando a estação de Ipanema ao invés de fazerem o básico e funcional primeiro (lembremos que é talvez a estação mais quente do sistema pois praticamente não há ventilação). Não estou certo, mas acredito que com essa quantia daria para construir a estação de Jardim de Alá também, coisa que é obrigação contratual da concessionária: cuidar das linhas 1 e 2, INCLUINDO EXPANSÃO. Se assim fosse, o governo poderia se concentrar na construção (mais abrangente) das linhas 3 e 4. Creio que com essas 4 linhas completas e operando resolveríamos cerca da metade dos problemas de tranporte público do Rio.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho um grande absurdo que se mova mundos e fundos para construir estações luxuosas para os ricos, e quando chega na hora de apostar numa linha 3, que poderia diminuir significativamente o tempo que um cidadão precisa despender para sair de Itaborai ou São gonçalo para chegar ao trabalho, fica so no projeto. Que se lixem os pobres ne, que fiquem no engarrafamento...

    ResponderExcluir
  6. Miguel, olha isso:

    http://www.viomundo.com.br/tv/o-metro-de-salvador.html

    ResponderExcluir
  7. Vendo isso, dá até para nos orgulhar do Sérgio Cabral e do Metrô do Rio!!!

    ResponderExcluir