terça-feira, 30 de julho de 2013

E o Tatuzão Antigo?

Ao que tudo indica, o tatuzão dos anos 70 e 80 que escavava a Linha 2 foi abandonado após a Estação Estácio, quando escavava em direção à Estação Catumbi. Em 1996, Carlos Minc se interessou pelo assunto.

 http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro.nsf/2a81b4e6a554e340032565020062e029/6b4cb1ffa8305e38032563d8006350cd?OpenDocument



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Informações Básicas


Código 960900300
Autor CARLOS MINC

Matéria Requerimento de Informações
Protocolo
Mensagem
Regime de
Tramitação
Ordinária




Link:

Datas:
Entrada 03/09/1996 Despacho 03/09/1996
Publicação 04/09/1996 Republicação


Comissões a serem distribuidas


01.:Mesa Diretora


Ementa

SOLICITA INFORMAÇÕES AO EXMº SR. PRESIDENTE DO METRÔ



Texto da Proposição
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES Nº 300/96

                            SOLICITA INFORMAÇÕES AO EXMº SR. PRESIDENTE DO METRÔ.


Autor: Deputado Carlos Minc


Requeiro à Mesa Diretora, com base no Art. 105 do Regimento Interno da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e no Art. 101 da Constituição Estadual, informações do Exmº Sr. Presidente do Metrô, Dr. Álvaro Ramos, sobre o trator (tatuzão) estacionado no túnel sob o Hospital Geral da Polícia Militar, na Praça da Cruz Vermelha, nesta cidade, a saber:
1) Qual é o custo mensal para o Metrô?
2) Desde que data está parado?
3) Por que motivo parou?
4) Qual é o custo para retirar o trator do local?

Certo do pronto atendimento, reitero meus votos de elevada estima e consideração.

Sala das Sessões, 03 de setembro de 1996

Deputado CARLOS MINC
Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente

Atalho para outros documentos





18 comentários:

  1. Nenhuma resposta satisfatória, pelo visto? E olha que isso foi há praticamente 17 anos. DEZESSETE ANOS.

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  2. Carlos Minc ainda era oposição ao Governador.

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    1. Independente da posição política, seria bom saber se este tatuzão foi realmente desmontado.

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  3. Por que tanta falta de transparência em relação ao nosso metrô? Falta transparência com os projetos futuros, com os projetos em andamento, até mesmo com os fatos passados! Por que, por quê?

    Agora, comparemos com o metrô paulistano, que tem um plano consistente de expansão em andamento, tudo lá no site deles para quem quiser ver...

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    1. Mas convenhamos que ainda sim o Metrô de São Paulo não é exemplo algum. É só ver os esquemas que envolvem o governo do estado de SP (PSDB) e as empresas que participam das licitações, que duram mais 20 de anos, e a população podendo nesse tempo ter um sistema mais amplo e eficiente com todo esse dinheiro que foi pro ralo. Não duvido nada que tenha algo muito parecido ou pior no nosso sistema metroviário.

      http://www.brasildefato.com.br/node/14462

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    2. Fábio, estes esquemas podem/devem ser apurados e investigados. A questão que eu levantei é outra. Não estou dizendo que o metrô paulistano "poderia" ter tido nesse tempo um sistema mais amplo e eficiente, pois o carioca também poderia ter 6 linhas atualmente e sabemos disso. Estou é olhando a situação de hoje e projetando o futuro. Nós não sabemos o plano fluminense para o metrô (se existe algum), mas sabemos o paulista. Nós não sabemos exatamente as obras que estão feitas aqui, lá isso é mais fácil de saber. Nós não sabemos nem informações sobre o PASSADO do nosso metrô.

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    3. Tampouco entendo, Celso. E trata-se até de coisa boba...

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    4. São Paulo está mil anos na frente do Rio.

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  4. Há momentos que nosso metrô parece até o de Pyongyang, na Coréia do Norte, de tão "obscuro" que é! Mas estou quase certo de que este TBM ainda jaz por lá, sem chance de reutilização, claro. E talvez seja pelo custo de desmontagem e retirada (entre outras desculpas) que posterguem tanto o lote 29 da linha 2.

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    1. Logicamente, friamente falando: será que o custo de retirada desse TBM realmente inviabilizaria o Lote 29? Eu acho que não. Para mim, seria apenas uma desculpa esfarrapada, e muito mal dada.

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    2. George, já ouvi de tudo sobre este tatuzão. Fato é que ele custa dinheiro. E se custa, por que alguém o abandonaria lá? Se tiraram e desmontaram, também há custo. Realmente não sei.

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    3. Celso, quando Cabral foi eleito ele prometeu levar a Linha 2 até a Carioca. O que não estava previsto é que esta ligação seria feita pela Linha 1A e não pela conclusão da Linha 2...

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  5. Miguel, sou um grande idealizador (imaginário, claro haha) sobre transporte público e acompanho seu blog há muito tempo. Sei as linhas que você defende e gostaria que você me esclarecesse algumas dúvidas:

    1 - Porquê esta operação em Y é tão enojada sendo que até os melhores metrôs do mundo operam algumas linhas desta forma? (Londres chega a ter uma linha com 6Y, alguns Y dentro até de outros Y)E o que seria feito com as adaptações da linha 1A caso o lote 29 fosse concluído? (Estações Cidade Nova e General Osório I, ponte sobre a Francisco Bicalho...)
    2 - Antes da conclusão da linha 1 pelo maciço, não seria mais interessante fazer o túnel subaquático da linha 3 antes disso?
    3 - Você também defende que a linha 2 chegue até Belford Roxo, numa área que já é atendida pela SuperVia. Não é mais interessante investir nos trens em detrimento de alongar ainda mais a linha 2?
    4 - E por último, como você idealiza a integração entre trens e metrô? Será que daria certo uma integração nos moldes de São Paulo, que em algumas vezes o trem é até confundido com metrô?

    Gostaria muito que você explicasse o seu ponto de vista e se quiser acrescentar outros tópicos que ache necessário, fique a vontade.

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  6. 1) A operação em Y: gasta-se $ para fazê-la; se vamos ter uma linha 1 circular e uma linha 4 a da Gávea para a Barra ela torna-se desnecessária; há risco de acidentes se houver falha no momento de injeção de trens; e dá margem à manobras como a Linha 1A, Linha 4A, etc. A Estação Cidade Nova pode ser abandonada até se construir a Linha 5 ou servir de linha de contingência em casos de emergência mas num primeiro momento, deve ser fechada.

    2) A ligação Rio-Niterói pode ser mais importante pelo fluxo de pessoas. Mas não faz parte do Projeto Metrô 2020 porque o projeto é não é respaldado pelo atual governo; a obra é caríssima; e não ficará pronta antes de 2020.

    3) Os trens estão lotados. A Linha 2 em Belford Roxo é um antigo projeto mas só pode ser executado com a Linha 2 em seu eixo centro completado.

    4) Isso não vai acontecer no Rio tão cedo. São empresas diferentes que administram os modais. O máximo que pode acontecer é um bilhete único ou algo parecido.

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    1. Miguel, em São Paulo, o trem e o metrô também são administrados por empresas diferentes (CPTM e Metro). Acho que aqui no Rio o que falta é vontade pública mesmo. Aliás, obrigado pela resposta.

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    2. Lucas, se país fosse sério, as três concessionárias (Barcas, Metrô e Trens) já deveriam ter sido retiradas há tempos de suas concessões.

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