terça-feira, 10 de setembro de 2013

Você se Acostumou com a Linha 1A?

Nós não. Todo dia na hora do rush, desde que jogaram os trens da Linha 2 na Linha 1 a Estação Carioca fica assim. Completamente lotada. Se a plataforma da Linha 2, construída no subsolo da atual estação, estivesse em operação, pelo menos 50% do público não estaria fazendo fila para passar por estas catracas. O público da Linha 2 teria outra entrada, na Avenida Chile, e entraria direto para a plataforma da Linha 2. A viagem seria mais confortável sem tanta gente dentro dos vagões.

8 comentários:

  1. E dentro dos trens também seria mais confortável. Pois não seriam 6 carros, como atualmente, mas 8. Reparem nas estações da linha 2 (Estácio-Pavuna). Elas são maiores que as composições do metrô. O que já não acontece nas estaçoes da Linha 1 (Saens Peña-General Osório), que comportam apenas 6 carros.

    Se concluída, a linha 2, via Estácio até a Carioca, passando pelo Sambódromo e pela Praça da Cruz Vermelha, transportaria mais passageiros mais confortavelmente.

    Mas...

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  2. Essa Linha 1A foi empurrada guela abaixo, contra tudo e contra todos, pelo Governo do Estado do RJ. A estação terminal da Linha 2 é, sempre foi e sempre será, a CARIOCA, nunca foi e nunca será a Estácio, nem muito menos Botafogo ou Ipanema por dentro da Linha 1. Mas para concluir o Lote 29 da Linha 2, a reativação do Estácio construindo as novas estações Catumbi e Cruz Vermelha até chegar na Carioca que já está pronta desde a sua fundação sob a Carioca da Linha 1, faria com que 60% dos passageiros da Linha 2 chegassem diretamente a sua estação de destino, lembrando que a Cinelândia e Uruguaiana são áreas de abrangência da Carioca. Cerca de 10 a 15% irão desembarcar normalmente na Estácio com destino as estações da Tijuca na Linha 1 e por fim os 25 a 30% com destino a Zona Sul, na Carioca, que já terá desembarcado ali os passageiros vindos da Tijuca. Com isso, os trens da Linha 2 poderiam ter intervalos de até 2 minutos (120 seg.) e a Linha 1 em 1 min e meio (90 seg.), é isso o que diz no projeto original, com o número de trens suficientes é claro. A Linha 1A engessa o sistema nas pontas em 4 minutos. Os 2 minutos é um factóide entre Central e Botafogo e atrasa demais o tempo das viagens com o "estamos aguardando a sinalização da liberação do tráfego a frente". Ou seja, a Linha 1A, provaca "engarrafamentos ou congestionamentos" no sistema que não foi projetado para operar em by-pass.

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    1. Perfeito o comentário com apenas uma ressalva: no projeto original, de 1967, a linha 2 não terminava na Carioca. Seguia até a Praça XV e daí até Niterói por túnel sob a Baía de Guanabara.

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    2. Ela terminava na Carioca. Posteriormente, trocou-se a Estação Catumbi pela Estação Praça XV e sua continuidade até Niterói.

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  3. O Rio tinha duas linhas de metrô mas, com a infeliz idéia de unir as linha 1 e 2, temos agora apenas uma linha bifurcada.
    A situação deve piorar quando for acrescentado o novo "puxadinho" na linha 1, ouseja, a linha 4 Ipanema-Barra.
    Na verdade continuaremos a ter apenas um linhão com algumas variantes. Poderiam ser chamadas de linhas 1.1, 1.2 e 1.4...

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