terça-feira, 23 de abril de 2013

VLTs no Centro

VLTs Centro Rio
O Rio de Janeiro é uma grande metrópole mas como o Prefeito e o Governador não escutam a palavra de especialistas, executam projetos de transporte público de cidades pequenas.

Dizem que até a Copa do Mundo de futebol de 2014, que será realizada em meados do ano, o Centro da cidade ganhará uma série de linhas de VLTs - bondes modernos.


mapa VLTs Centro Rio

VLTs Não Substituem Metrô

O sistema de VLTs, caso saia mesmo do papel, não vai substituir nenhum projeto de metrô para a área, tal como não aconteceu com as linhas de ônibus articulados - BRTs.

VLTs poderiam ser utilizados para bairros pequenos, fora do alcance do metrô, como: Horto, Leme, Santa Teresa, Arpoador, Bairro Peixoto, Muda, Usina, Alto Leblon, Alto da Boa Vista, etc. Mas nunca como transporte de massa.

Não vai dar vazão à demanda. E além disso: o passageiro vai continuar sofrendo com o sol, com a chuva, com o vento, com o calor e com o frio. Se fosse metrô subterrâneo, o passageiro não sofreria com o clima e chegaria com mais conforto ao seu destino final.

terça-feira, 16 de abril de 2013

O que Foi Feito na Estação Morro de São João?

Estação Morro de São João Quase tudo! Segundo estimativas, em apenas seis meses de obras, a Estação Morro de São João poderia ser entregue ao público.


Metrô Já Passa pela Estação Morro de São João

O metrô já passa pela futura estação. Ou seja, há trilhos e as instalações elétricas estão prontas.

As plataformas também estão prontas. Vindo da Estação Cardeal Arco Verde em direção à Estação Botafogo, ao olhar pelo lado direito, é possível ver a plataforma. No sentido contrário, basta olhar pelo lado esquerdo. Um detalhe: neste trecho da Linha 1, os trens trafegam uns sobre os outros. Por isso, você verá a plataforma somente de um lado. Trata-se de uma estação de dois níveis para uma linha só.

O que falta então? Faltam os acabamentos nas plataformas, a compra e instalação de escadas rolantes e roletas e finalmente a construção dos acessos para o público.

Como já publiquei aqui, diversas fotos do terreno da futura estação na Rua Álvaro Ramos, resolvi publicar a foto do Google Maps. Repare que moradores seguem protestando contra o abandono da obra.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Botafogo Perdeu Outra Estação de Metrô

mapa metro rio 1950 Os primeiros mapas do metrô do Rio de Janeiro, publicados nos anos 1950, mostram duas estações de metrô para o bairro de Botafogo.


Estação Botafogo na Rua Farani

O primeiro mapa mostra uma "Estação Botafogo" localizada na Rua Farani. O terreno até hoje existe e pertence à Rio Trilhos.

A Estação Mourisco seria onde se projeta ser hoje a Estação Morro de São João.

Nem a antiga Estação Botafogo, nem a Estação Mourisco foram construídas. Entre elas, surgiu uma diferente Estação Botafogo.

Botafogo ficou com apenas uma das duas estações originalmente projetadas para o bairro. Copacabana tinha cinco estações projetadas para o bairro e ganhou três. A cidade inteira sofre com o trânsito em Botafogo que dá acesso às Zonas Norte, Oeste e restante da Sul.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Outras Fotos das Obras do Metrô do Rio de Janeiro

Veja mais fotos das obras do metrô do Rio de Janeiro.


Estação Cinelândia 1975 (foto CETENCO Engenharia SA): 


Estação Carioca 1974 (foto CETENCO Engenharia SA): 


Estação Carioca 1975 (foto Paulo Moureira - O Globo): 


Estação Glória 1971 (foto Gyorgy Szendrodi): 


Estação Cinelândia 1975 (foto CETENCO Engenharia SA): 


Estação Glória 1971 (foto Gyorgy Szendrodi): 


Estação Cinelândia anos 1970 (foto CETENCO Engenharia SA): 


Estação Cinelândia anos 1970 (foto Marcel Gautherot):


Estação Uruguai 2013 (foto Eduardo Faria):