segunda-feira, 14 de abril de 2014

O Bom Senso Tem que Prevalecer

Em Maio será julgada em segunda instância e por meio de decisão colegiada a liminar ajuizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro que pede a interrupção imediata das obras de expansão do BRT Transoeste entre o terminal Alvorada e a Estação Jardim Oceânico.

A briga é entre Prefeitura (ônibus) x Estado (metrô) que pode prejudicar (Prefeitura) ou beneficiar (Estado) a população. Quem vai ganhar mais com as obras?

O projeto do terminal rodoviário no Jardim Oceânico é repleto de falhas no que diz respeito ao impacto ambiental e de tráfego.

O projeto da prefeitura visa tirar uma pista de rolamento de cada lado da Avenida das Américas, aumentando a intensidade do trânsito de carros, caminhões e ônibus comuns; a derrubada de todo o canteiro central da Avenida das Américas acabando com as árvores, sombra, fauna e flora; e a construção de um terminal rodoviário no pacato Jardim Oceânico, bairro que precisa de uma estação de metrô intermediária e não terminal. Se já há uma rodoviária há poucos quilômetros dali, em vez de integrá-la ao modal metroviário, a prefeitura prefere construir outra rodoviária.

O projeto original prevê além da Estação Jardim Oceânico: Estação Shopping Downtown, Estação Città América, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada.

O Governo Estadual precisa licitar imediatamente o restante do túnel metroviário sob a Avenida das Américas.

8 comentários:

  1. Acho que o BRT em outras áreas da cidade deve ser bem vindo, mas neste trecho sem dúvidas, o interesse do estado e da população que deve prevalecer, ou seja a licitação do resto da linha 4.

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    1. Pedro, VLTs deveriam atender bairros pequenos como Urca, Leme, Horto, Pedra de Guaratiba, Santa Teresa, Bairro Peixoto, etc. No mais, ônibus deveriam ser substituídos por trens municipais (metrô) ou intermunicipais. A única vantagem do ônibus é que ele é mais barato de se fazer.

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  2. Que o BRT não será útil para o trânsito/locomoção da Barra da Tijuca acho que está claro e todos que moram ou trabalham no bairro. O BRT Transoeste já nasceu saturado, imagina então esse trecho entre Alvorada x Metro.

    Não entendi muito bem as estações originais do metro. Por exemplo, Downtown / Città e Barra Shopping / Nova Ipanema são uma do lado do outra. Não justifica estações assim, tão próximas. Poderia ser melhor distribuído como Extra / Freeway / Mario Henrique Simonsen...

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    1. Rafael, esta foi uma idéia inicial, dos anos 90. O estudo conceitual e o estudo técnico jamais foram feitos. É provável que ainda este ano saiam ambos.

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  3. O maior problema é a enorme diferença de capacidade de transporte entre o metrô e o BRT.
    Imagine a operacao da proposta estação de integração BRT/metro no Jardim Oceânico na chegada de um trem no horário do rush no final do dia. Milhares de pessoas saídas do trem têm que embarcar nos ônibus que, mesmo que sejam biarticulados, levam apenas algumas dezenas de pessoas, no maximo umas 100.
    Quantos ônibus seriam necessários para absorver todos os passageiros de uma composição de metrô?
    Quanto tempo leva um BRT na sua plataforma para encher, partir e chagar outro BRT?
    Quantos trens lotados já terão chegado no tempo necessário para os BRTs levarem todos os passageiros do 1o trem?
    Acho que teremos o caos armado dentro e fora das estacoes: engarrafamento de gente nas plataformas de desembarque do metro e de embarque do BRT e uma fila de onibus BRTs engarrafados desde a estação Jardim Oceânico até o Terminal Alvorada.
    Será que fizeram estas contas simples?

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    1. Além de maior capacidade de passageiros, com o metrô você não rouba espaço dos carros e ônibus na superfície; você pode manter as árvores e a vegetação na superfície; os usuários não sofrem com sol, vento, chuva; o passageiro viaja com muito mais velocidade, etc.

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  4. Acabo de ver no "Metrô que o Rio Precisa":
    Composição de metrô com 6 carros: 2000 passageiros.
    BRT articulado: 160 passageiros.
    1 metrô = 12,5 ônibus BRT.
    Falta saber o intervalo previsto entre os trens do metrô da linha 4 e o tempo para embarque no BRT e o intervalo entre os ônibus.
    pra

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    1. Fernando, o grande problema do intervalo da Linha 4 será a Linha 1 que seguirá injetando trens da Linha 2 nos trilhos das 1 e a partir de 2016 também estará injetando nos trilhos da Linha 4.

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